quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Arquitetura Harvard


A Arquitetura de Harvard foi desenvolvida  visando a necessidade de se ter um microcontrolador  trabalhando mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador e na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor , pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.









A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo que faz um acesso à memória de dados.
A arquitetura Havard também possui uma quantidade menor de instruções que a de Von-Neumann, e essas são executadas apenas num único ciclo de Clock.
Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).